O poder de conexão do storytelling

O storytelling nada mais é que a habilidade de envolver pessoas através de histórias.

 Longe de ser uma novidade, ele é uma estratégia que atravessa séculos.

 Mas você sabe por que essa técnica cria conexão entre as pessoas?

 Então continue acompanhando este conteúdo.

O poder de conexão do storytelling

O storytelling nada mais é que a habilidade de envolver pessoas através de histórias.

 Longe de ser uma novidade, ele é uma estratégia que atravessa séculos.

 Mas você sabe por que essa técnica cria conexão entre as pessoas?

 Então continue acompanhando este conteúdo.

Como funciona o poder de conexão do storytelling?

 

Inicialmente você deve pensar que uma decisão de compra é algo puramente racional, certo?

 

Portanto, as nossas ações são movidas pela emoção, principalmente quando se trata de consumo.

 

Tudo bem, mas o que isso tem a ver com “contar histórias”?

 

Primeiro vamos pensar em como isso funciona dentro do nosso cérebro.

 

Quando ouvimos uma história, algumas partes do nosso cérebro são ativadas.

 

Essa ação transporta o ouvinte ou leitor para dentro da experiência, esse processo se chama “acoplamento neuronal”.

 

Além disso, o cérebro libera dopamina, o que garante maior facilidade para a associação e lembrança.

 

Existem muitos estudiosos e pensadores sobre esse tema. O psicólogo Jerome Bruner diz que há 20% mais chance de se lembrar de algo associado a uma história.

 

Isso porque, uma história bem elaborada, inspira e incentiva o seu cliente a determinada ação.

 

Por exemplo: ao escolher um produto ou serviço, o consumidor preza a experiência pessoal e os sentimentos que esta traz.

 

Somente depois disso é que leva em conta a funcionalidade do produto e suas características.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela The Advertising Research Foundation, a conexão emocional tem maior influência para a decisão de compra do que o próprio conteúdo que está sendo anunciado.

Mas como fazer conexão do storytelling na prática?

 

Apesar de ser uma técnica particular e individual, podemos usar as técnicas de narrativa para nos guiar.

Confira abaixo.

Mensagem e contexto

 

A mensagem e o contexto da história são pontos primordiais para repassarmos o conteúdo que queremos.

 

Porém, ambos precisam fazer sentido dentro do cenário e objetivo da sua marca!

 

Por exemplo: se você entrar no Instagram da Nike, vai encontrar um feed repleto de conteúdo sobre atletas de diversos nichos, com influenciadores relacionados com o assunto!

 

Apesar da Nike vender materiais esportivos e não esporte, ela oferece conteúdo relevante para o seu público.

 

A mensagem e o contexto vão de encontro ao que o consumidor precisa encontrar!

 

Personagem e conflito

 

Enquanto os itens anteriores mostram uma resposta e solução, o personagem e o conflito geram identificação.

 

Aqui, você precisa mostrar para o seu cliente que ele está no mesmo cenário que sua marca.

 

Portanto, o personagem e o conflito estão inseridos na mensagem e contexto que o consumidor está procurando. Ou seja: o seu cliente também está lá!

 

Essa é a forma mais assertiva de criar reconhecimento e identificação com a sua empresa.

 

Quais as vantagens do poder de conexão do storytelling no marketing digital?

O storytelling é um grande aliado ao marketing digital na produção de conteúdo.

 

Ele é o principal responsável para atrair, conquistar e fidelizar os clientes com potencial.

 

Pois gera grandes resultados não só na atração, como para venda.

 

Além disso, ao contar histórias, garante vantagens positivas ao marketing digital, como:

 

 – Aumento de engajamento;

 – Aproximação da marca com o cliente;

 – Estabelecimento de conexões;

 – Influência na vida de outras pessoas;

 – Estabelecimento de uma audiência fiel à sua marca;

 – Promoção de reconhecimento de uma fonte de inspiração;

– Memorização e reconhecimento do seu negócio.

 

E assim o storytelling conecta sua marca com os consumidores

Poderíamos resumir tudo isso de forma “bem simples”:

 

O personagem que possui um conflito inserido no contexto recebe a mensagem que precisa para compreender a solução final.

Ficou um pouco mais fácil entender como o storytelling pode transformar a relação da sua empresa com seus clientes e prospects?

 

Conta pra gente nos comentários: qual a história da sua marca?

 

 

 

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