Como se preparar para o futuro do e-commerce?

  • 5 de fevereiro de 2021
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E-commerce com a Cintra Comunicação

A crise da COVID-19 catapultou os negócios digitais diretamente para o futuro. Os três primeiros meses de isolamento em 2020 geraram um crescimento nas vendas do e-commerce global equivalente a três anos, com os números do varejo digital atingindo as metas previstas para 2023. Apenas nos Estados Unidos, mais compras foram feitas entre abril e maio do que nas últimas 12 Cyber Mondays combinadas.

As enormes mudanças no comportamento do consumidor fizeram com que vários negócios, muitos deles trabalhando com sistemas e processos ultrapassados, enfrentassem novos desafios na tentativa de cativar a demanda em alta. Em meio a esse mercado dinâmico, o gerenciamento de comércio end-to-end (de ponta a ponta) deixou de ser um algo a mais. Agora, ele é essencial. Assim como a estratégia digital deixou de ser o último slide da apresentação, como era há 10 anos, para se tornar a base de tudo que fazemos hoje, quando o comércio precisa ser uma competência central para todos os tipos de negócio.

 

Avalie a maturidade e defina metas mensuráveis

Para as empresas que procuram aumentar o investimento no gerenciamento de comércio end-to-end, nossa dica é começar com uma auditoria sincera das suas capacidades. Uma avaliação da maturidade comercial — da sua estrutura organizacional, das suas operações, da sua categoria, do seu momento, entre outras coisas — dá início a conversas mais bem embasadas, deixando claro o estado atual da sua organização, o que permite mapear com eficiência as ferramentas e processos necessários para chegar ao próximo nível.

Mais do que tudo, uma avaliação de maturidade comercial pode ajudar a estabelecer um padrão de metas e mensuração mais consistente. Para muitos clientes, essas avaliações ajudam a embasar modelos de orçamento de mídia e grandes decisões de mídia semestrais, que, por sua vez, embasam implementações e otimizações no dia a dia.

 

Otimize em loop o seu e-commerce

O verdadeiro benefício do comércio end-to-end é obtido quando os objetivos são alcançados, e ele se torna um loop constante. Não há começo nem fim: apenas um caminho contínuo para aprimorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas.

A nova jornada de compras é um loop constante, e os negócios precisam se adaptar a esse processo. Algo cativou seus clientes? Coloque isso em perspectiva. Acompanhe as principais tendências do comércio e a performance atual enquanto equipe.

 

As empresas não podem mais se dar ao luxo de se planejar para a revolução do e-commerce: ela já está aqui, e está ganhando força.

Adaptar-se às mudanças no comportamento do consumidor e transformar organizações complexas pode parecer desafiador, mas já vimos vários clientes fazendo isso com sucesso. Avalie e se organize em torno de metas mensuráveis; quebre barreiras entre seus times, dívida informações sobre seus clientes; e use esses dados para continuamente otimizar a experiência do consumidor. O futuro do comércio, assim como a recuperação das suas vendas, depende disso.

 

Procure quem entende do assunto

Sabemos que nem todo mundo domina esse mundo digital, por isso, se esse for o seu caso, não arrisque o que você já conquistou até agora. Procure uma empresa que possa te dar todo suporte digital que precisar. Incluindo criação de site, gestão de mídias sociais e tudo mais que você precisará para ser um empreendedor de sucesso.

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Referencia: thinkwithgoogle.com

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