Aproveite todos os momentos, bons e ruins

  • 27 de dezembro de 2018
No Comments

“A vida é feita de altos e baixos”, “Não se pode vencer todas”, “Um dia da caça outro do caçador”…

Existem várias expressões que tentam passar ideias parecidas que para mim convergem ao ponto de saber lidar com a derrota. Poucas as que fortalecem o modo de lidar com a vitória. Aspirantes a idealizadores de teorias da conspiração diriam se tratar de um método de boicotar a mente das pessoas para que elas fixem a derrota e não aprendam a olhar para a vitória.

De certa forma isso até acontece (devo deixar claro que tudo aqui é apenas minha opinião) já que não somos preparados para o “sim”. Todos querem que eu seja positivo, que veja o lado bom da vida, mas a palavra que mais ouvi quando pequeno foi “não”.

No livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg temos vários exemplos de como a repetição constrói nossos hábitos e quão poderosos eles são.

Pense um pouco, você acredita mesmo que todas as decisões que você toma estão no nível consciente? Não estão.

É aí que entra a nossa escolha de construir um novo hábito usando o esforço consciente através da repetição. Este novo hábito é o olhar para as coisas com neutralidade.

Não quero que pensem que estou dizendo para sermos otimistas, não é isso. Sugiro sim olharmos para todas as situações como elas são: boas e ruins. Quem nos permitamos ficar tristes e alegres. Mas que possamos aproveitar todos esses momentos para aprender algo.

Um conceito que conheci há muitos anos quando tive contato com um grupo de mútua ajuda formado por por pessoas que tiveram problemas com drogas chamado Narcóticos Anônimos. Apesar do preconceito abri minha mente e entendi a mensagem. Diz mais ou menos assim: “Muitas coisas acontecem em um dia, tanto negativas quanto positivas. Se não nos damos tempo para apreciar ambas, podemos estar perdendo o que nos ajudaria a crescer.”

Mais recentemente em contato com o Budismo de Nichiren Daishonin, em uma conversa com um amigo que segue esta religião ele me disse que nós podemos ver tudo o que acontece conosco como uma possibilidade de crescimento. Que podemos nos entristecer mas não podemos deixar as lágrimas nos cegar, que podemos nos alegrar mas não deixar a euforia nos dominar.

Nos negócios, na vida pessoal, e interpessoal aproveitar todos os momentos da vida é o caminho para a tão falada inteligência emocional.

Sentir, manter a mente aberta, observar e absorver. Uma receita para o equilíbrio e o sucesso.

Na minha opnião é claro.

E qual é a sua, comente aqui e até a próxima.

Analista de Sistemas por formação. Designer por identificação. Distribuidor de conhecimento por opção. Mais de 15 anos de experiência em agências de publicidade e marketing.

O que tem aqui

Somos uma empresa de marketing com foco em ajudar nossos clientes a alcançar ótimos resultados em várias áreas importantes.

Orçamento gratuito

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica, a fim de competir pelos mais altos rankings, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

Receba no seu email

Quem leu também gostou disso

Ver todos
No Comments

Posts recentes

Deixe um comentário